sexta-feira, 28 de julho de 2017

Todos diferentes.. Todos semelhantes porquê ?! - Part 1

Olá guerreiras(os), a semana como foi?!

Se bem se relembram num dos posts atrás houve uma altura que referi que a partir do momento em que o óvulo é fecundado dá-se origem a célula-ovo e aquela célula já possui um código genético.

Então hoje falaremos sobre isso.. Pra tal teremos que falar de alguns termos de todas em alguns momentos da nossa viada já ouvimos falar, genes, DNA ou ADN, Hereditariedade..


DNA ou ADN:


- Local onde contem toda a informação genética do ser humano, é único exceptuando em casos de gémeos monozigóticos ou univitelinos;

- É formado por duas cadeias de longas sequências de nucleótidos, enroladas em hélices e definem a identidade de cada ser humana;

- É o segmento de ADN que determina uma característica e denomina-se por gene;

O que é um Gene?


São basicamente unidades de de informação genética que vão codificar e sintetizar as proteínas que evidenciam as características exibidas pelos seres humanos, ao conjunto total de genes da-se o nome de Genoma.

Mas o que é a Hereditariedade?


Quando ocorre a fecundação existe a união de duas DNA'S distintos que vão formar um novo código genético, dando origem a um ser com um somatório de características adquiridas dessa união, a isso se designa de hereditariedade. 

Quais são os caracteres que posso herdar?


Caracteres Específicos - São aqueles que permitem afirmar que pertencemos a mesma espécie, e possuímos características que nós distinguem das outras;

Caracteres Individuais - São características muito próprias de cada um e permite distinguir cada ser humano entre ele (lábios mais ou menos grossos, cabelos ondulados, formato do nariz, a cor dos olhos..)

Caracteres adquiridos - São aqueles que ao longo da vida do ser humano são influenciados pelo ambiente e pelas opções de vida, não se prendendo somente com a herança genética , por exemplo cor de pele, massa muscular..

Deste conjunto de caracteres aos olhos do mundo o individuo vai possuir algo que é designado de:

Genótipo - Características internas associadas a sua hereditariedade, são os genes herdados, não visíveis;

Fenótipo - Características externas, tudo aquilo que é visível resulta da combinação dos genes com o meio exterior;

Mas como tudo existe sempre aqueles genes que são mais fortes e aqueles que são mais fracos, que são chamados sucessivamente de genes dominantes e genes recessivos. 




Mesmo na ausência do alelo dominante, as características do mesmo são realçada, pois este é considerado puro, enquanto que o recessivo é considerado "defeituoso" e se torna inativo na presença de um gene dominante. Por exemplo na imagem de cima vemos um individuo com 3 genes recessivos e um dominante, neste caso o dominante irá predominar e nenhuma das características ou doenças dos genes recessivos irá aparecer.

Daremos continuidade a este post no próximo..

Espero que tenham gostado

Até breve.. Beijinhos.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falsos Positivos e Falsos negativos!

Olá guerreiras (os), como estão?! Hoje damos continuidade ao assunto abordado a semana passada, teste de gravidez.. Por vezes, futura ma...